Sesc Paulista Ambientação

Atividades artísticas e culturais vão dar ainda mais vida a um dos maiores centros corporativos da América Latina: a Avenida Paulista. Com projeto do arquiteto Albert Sugai (em parceria com a Konigsberger Vannucchi), a revitalização do SESC Paulista deve ser finalizada no início de 2017, tornando o espaço ainda mais atrativo para os cidadãos paulistanos.

A unidade tem um modelo diferenciado, pois é a única que não possui atividades outdoor ou esportivas. O foco do local é trabalhar a mente, o corpo e a tecnologia: algo pensado para atender melhor o público que mora ou trabalha na região.

Como inspiração do projeto arquitetônico está a criação de um espaço neutro, mas com personalidade. Nele, Sugai trabalhou a arquitetura de interiores, a ambientação e o mobiliário “Queríamos um SESC novo e inovador como o próprio DNA da instituição, mas ao mesmo tempo algo simples sem ser simplório, que não sobressaísse às atividades e atrações, mas que conseguisse se impor de forma sutil”, analisa. Para ele, o SESC é uma marca única e sólida, portanto, a sutileza e a austeridade reforçam sua reputação.

O conjunto foi pensado como um organismo interligado e funcional. No térreo ficará uma praça que convida o pedestre a visitar o prédio. No terceiro e quarto pavimentos, o “coração” do projeto, serão realizadas as exposições de artes. Já os 11º e 12º pavimentos, que também têm parte em pé direito duplo, vão abrigar exposições e apresentações teatrais. Os destaques ficam para o restaurante no 15º andar e o café-bar no último andar, com vista total da avenida Paulista.

Sugai conta que quando iniciou a obra procurou entender o “Spiritus Spatium”, um processo que ele utiliza para sentir o “espírito do espaço” e entender a direção a tomar. Isso o levou a nomear cada pavimento e encontrar uma identidade em cada um. Com o projeto finalizado, a cidade ganha mais um espaço interativo para todas as idades, ampliando ainda mais a oferta de atividades culturais e educacionais para os paulistanos.

Ficha Técnica

Projeto de Arquitetura: Konigsberger Vannucchi

Projeto de Ambientação: Konigsberger Vannucchi e Albert Sugai | Arquitetura e Design

Arquiteto Responsável Ambientação: Albert Sugai

Colaboradores: Luiz Pescara e Thaís Tamaru

Localização: Bela Vista – São Paulo

Área: 6400,00 m²

Ano: 2014

Perspectiva Eletrônica: Albert Sugai | Arquitetura e Design