Vivo Rio

Posterior ao retrofit do Vivo Rio para o grupo Tom Brasil, a Vivo (detentora do naming right e maior grupo de telecom do Brasil) nos convidou para reconstruir alguns espaços institucionais da empresa, como o Espaço Vivo, espécie de stand institucional, com degustação de produtos e serviços, o Foyer, a Suíte Vivo e toda a nova comunicação da casa, para demonstrar um novo renascimento.

Como havíamos sido os arquitetos dos espaços anteriormente, sabíamos como ninguém dar continuidade à empreitada, com muito cuidado para não criar arestas de comunicação.

Para os espaços, procuramos dar um ar de sofisticação onde normalmente o varejo trabalha de forma diferente, mais expressiva, digamos. Utilizamos apenas materiais locais. Trabalhamos com a marchetaria de madeiras claras de reflorestamento, sinalizando a diversidade do país (embora o grupo seja estrangeiro, foi designada uma marca específica para o Brasil). Utilizamos um mármore branco nacional na testada do espaço, para sinalizar a solidez da empresa, e, no Foyer, penduramos diversas cortinas de aço para servirem também como suportes de comunicação, como um balé suave se desenvolvendo pelo espaço mais rígido e geométrico e tomando a entrada da casa.

Na Suíte, criamos, de forma inusitada, um lounge com mobiliário nacional e um mash-up de texturas que vão do vidro acidado ao papel de parede dourado (do Vivo Valoriza), com uma parede falsa de espelhos, onde se destaca o logotipo em branco e baixo relevo.

Para a comunicação, desenvolvemos um espaço singular, onde a cor púrpura (cor oficial da Vivo) não aparecia em nenhum momento, a não ser em forma de luz, como as pinceladas de William Turner no espaço, esfumaçadas. Os suportes de comunicação seriam placas de aço corten com a sinalização em branco, o mesmo branco que trabalharíamos a marca da empresa. Um resultado tão agradável que foi a única exceção aceita pelo departamento de marketing e branding da empresa até hoje.

O único elemento que interliga todos os espaços é o elevador, que transformamos num inusitado e muito conveniente suporte de comunicação da empresa, com película jateada degradê, onde o púrpura interno se dissolve no sentido vertical.

Primeira vez em muitos anos, a casa consegue hoje dispor de todos os seus espaços comuns de forma integrada e única, acolhedora e funcional.
Realizamos arquitetura, interiores, comunicação visual e gerenciamento de obra.


Ficha Técnica

Projeto de Arquitetura: Albert Sugai | Arquitetura e Design

Arquiteto Responsável: Albert Sugai

Colaboradores: Luiz Pescara, Maria Soares, Thais Tamaru e Paulo Sellos.

Localização: Centro – Rio de Janeiro

Área: 784,5m²

Ano: 2014

Gerenciamento de Obra: Albert Sugai | Arquitetura

Fotografia: Fabio Okamoto

Fornecedores: José Carlos (Marcenaria), Dimartino (Telas Metálicas), Kojima (Comunicação Visual), Ovo Design (Mobiliário), Kaprica (Placas e Painéis), Foxcel (Luminárias), Jonas Soares e Paulo Freire (Elétrica), TecnoGlass (Vidros e Espelhos), Casa Fortaleza (Carpetes), Marmoreira (Pedras), Naru (Papel de Parede), Distribuidora Saraiva (Forro e painéis wall), Otimar Representações (Palhinha), JMA (Serralheria).