Sesc Verão

O Sesc chamou o escritório Albert Sugai | Arquitetura e Design por conhecer seus trabalhos cenográficos e o seu domínio com a madeira. O briefing era completamente diferenciado e inusitado. Projetar uma área de atividades infantis ao ar livre para crianças de até 10 anos, local reservado para pais e acompanhantes e um espaço para pequenas atividades cobertas como pocket shows, palestras, jogos de tabuleiros entre outros com programação rotativa. Solicitaram um desenho que tivesse forte presença, fosse convidativo e acessível tanto na questão de pessoas de necessidades especiais como um espaço de congregação de raça, gênero e principalmente social, como o próprio DNA da instituição, o Sesc. Fosse também razoavelmente econômico e com montagem dinâmica. Além disso, fosse resistente a ventos e chuvas intensas com grandes possibilidades de acúmulos de água.

Assim Albert projetou inicialmente um piso de madeira naval plastificado suspenso e flutuante sobre barrotes e brita travadas por uma cinta perimetral de aço. Todos os postes e elementos verticais de até 6m foram projetados sem uma única furação no piso e se estruturaram através de sapatas metálicas apoiadas do piso.

Esta área de atividades é cercada por “laminas de ripados” desencontradas com alturas diferentes para que as crianças e as atividades com bola ficassem numa área restrita, mas sem enclausuramento ou impedimento de contato visual com os pais, gerando segurança afetiva.

Logo na entrada foi realizada uma bela cobertura escultural desenhada através de um “paraboloide hiperbólico” em madeira, isto é, uma cobertura retorcida e curva, mas construída por retas para os pais e acompanhantes. Logo ao lado foram desenhadas duas áreas para a mesma função, mas com suas lonas suspensas por cabos através de uma tesoura invertida em madeira, criando um grande “lenço suspenso”.

Todos os encaixes e materiais são nacionais e inspirados na arte popular e marcenaria brasileira, onde o arquiteto procurou evidenciar com distinção.

Por fim para as atividades indoor foram colocadas em containers para rápida montagem e desmontagem do evento.

A instalação foi um sucesso com mais de 300.000 visitantes em 3 meses.


Ficha Técnica

Projeto de Arquitetura: Albert Sugai | Arquitetura e Design

Arquiteto Responsável: Albert Sugai

Colaboradores: Thaís Tamaru, Pietro de Meo e Thais Souza

Localização: Belenzinho – São Paulo

Área: 350,00 m²

Ano: 2016

Cálculo Estrutural: Norimasa Ishikawa

Gerenciamento de Obra: Maxxy Stands

Fotografia: Fabio Okamoto