Apartamento na Rua Jerônimo da Veiga

Um cliente cosmopolita e um apartamento generoso no coração do Itaim com vista permanente para os Jardins. Transformamos um apartamento familiar de 200m², em uma unidade para solteiro. Isto é, diminuímos as áreas íntimas e aumentamos as áreas sociais. O caminho foi fazer um contraste entre as áreas molhadas (cozinha, lavabo, área de serviço e banheiros) “frias”, contrapondo às áreas secas (quartos, sala e escritório) “quentes”. Na primeira trabalhamos com uma palheta do preto ao cinza claro, passando pelo azul, com materiais brilhantes ou reflexivos, na segunda utilizamos materiais acetinados e opacos com cores do ferroso ao bege claro.
Para as paredes trabalhamos com nuances suaves em tons e sobre tons, nos mobiliários nossa inspiração foi o jazz para criarmos uma polifonia de referências dissonantes que dialogassem entre si: luminárias Arco (Achille Castiglioni), Bossa (Fernando Prado) e Akari (Isamu Nogushi), sofá (design Adriana Barra para Micasa), poltronas Paulistano (Paulo Mendes da Rocha), objetos Philippe Starck e peças especialmente desenhadas para o local. Ironicamente a plataforma que criamos para se ajustar à cenografia da vida, num processo fenomenológico conseguiu influenciar de volta não apenas nosso Cliente, como a nós mesmos após esta aventura.
Realizamos arquitetura, interiores e gerenciamento de obra, isto é, idealizamos e realizamos.

Ficha Técnica

Projeto de Arquitetura: Albert Sugai | Arquitetura e Design

Arquiteto Responsável: Albert Sugai

Colaboradores: Beatriz Forti.

Localização: Itaim – São Paulo

Área: 179m²

Ano: 2009

Gerenciamento de Obra: Albert Sugai | Arquitetura e Design e TG3 Arquitetura

Fotografia: Beatriz Forti

Fornecedores: Sr. Rui (marcenaria especial), Henry Gesso (forro de gesso), Omega (luminárias), Thaggi (restauração piso de madeira), R.O. (tijolos), Tecnobanho (metais e louças), Decameron (mobiliário), Micasa (mobiliário), Formaplas (móveis planejados) e Pedra de Esquina (mármores e granitos).