Entrevista Oswaldo Miranda

Por Albert Sugai

AS - Quando surgiu sua curiosidade sobre desenho, design, artes em geral?

OM - Muito cedo ainda, no litoral: Paranaguá - PR, onde ganhei no meu aniversário o Curso por Correspondência Internacional da “FAS - Famous Artist School” (fundada nos EUA por Albert Dorne e Robert Fawcett) do meu padrinho Hamilton de Souza Miranda. Eu tinha 14 anos. Tudo através de um anúncio que ele encontrou nas páginas da revista “Life” internacional em espanhol. Meu padrinho trabalhava na Alfândega Portuária o que facilitava muitas coisas na ocasião.

Ver Mais

Design Miran

“Miran. Continua Correndo O Risco.”

Numa tarde de 2003 conheci acidentalmente Oswaldo Miranda em Curitiba, num escritório improvisado para desenvolvimento do Museu Oscar Niemeyer (na época Novo Museu de Curitiba), mais conhecido como “olho”. Eu um “moleque” enviado pela Brasil Arquitetura para auxiliar o Sr. Osvaldo Cintra, (um dos homens de confiança de Oscar Niemeyer) na obra que corria contra o relógio, com Miran que desenvolvia a todo vapor, toda a comunicação visual do museu - embora hoje em função da troca de nome não seja mais utilizado. Tive o privilégio de dividir a mesma mesa com este mestre que ainda não conhecia, apenas sabia que era um sujeito muito culto e que desenhava bastante. Conversamos sobre diversos assuntos, em especial arquitetura e arte. Infelizmente não pude descobrir mais sobre a arte daquele que a cada dia mais admiro. Tempo era um ativo escasso nesta época. Mais tarde em São Paulo num círculo muito restrito, senti que Miran era admirado por todos: designers, publicitários e arquitetos, paulistas, mineiros e cariocas entre outros. Este tipo de unanimidade me intrigou, pois como sabemos, não é comum. Vendo seus trabalhos entende-se muito bem esta unanimidade.

Ver Mais

Albert Sugai

Oscar e Lina: Dois Olhares Sobre o Brasil

Prólogo

Mil novecentos e cinqüenta e nove. Neste ano Fidel Castro e mais centenas de revolucionários tomam Havana de Fulgencio Bastista em Cuba. O mundo testemunhava assustado, a Guerra Fria entre Estados Unidos da América e União das Republicas Socialistas Soviéticas e o início da corrida espacial. A Argélia tentava se livrar do imperialismo francês e a China envolvia-se no Grande Salto para frente, mobilizando todos os recursos humanos a fim de acelerar o desenvolvimento do país. Miles Davis lançava “Kind of Blue”, a maior gravação da história do jazz,e Godard revolucionava o mundo do cinema com “Acossado em Paris”. Eram tempos agitados e de transformações que marcariam posteriormente os revolucionários anos sessenta.

Ver Mais